quinta-feira, 5 de março de 2015

Malunguinho

No culto da Jurema, Malunguinho é uma entidade de grande poder, que se manifesta de três formas bastante distintas: Exu, Caboclo e Mestre. O primeiro representa o mensageiro, fazendo o elo de ligação da linha da Jurema com as pessoas. O segundo é a figura do guia, o principal protetor dos iniciados no culto. O terceiro representa alguém que teve existência real na terra.
A Jurema, segundo o pesquisador Hildo Leal da Rosa, é um culto religioso de origem indígena (existe no Brasil desde o século 16), mas que também carrega elementos afros (negros) e cristãos (brancos). “Malunguinho é uma entidade que fala pouco e não demora muito quando incorpora. Suas palavras são meio truncadas, como uma criança falando, e a língua mistura português com outro idioma”, diz Hildo Leal.
Durante o culto, as mensagens trazidas pela entidade são repassadas a um médium. “Quando a pessoa está com um problema sério e precisa de uma proteção grande, uma das primeiras entidades chamadas para ajudar é Malunguinho”, diz o pesquisador. Traduzido como um Exu muito forte, Malunguinho também é invocado nas cerimônias para levar embora os outros exus.
Antes de começar as cerimônias, o grupo sempre pede proteção a Malunguinho. “Isso é uma história muito bonita. O povo pega um herói popular que existiu de verdade, guerreiro, líder dos negros e o coloca no olimpo das divindades”, acrescenta o historiador Marcus Carvalho. Várias cantigas usadas no culto da Jurema citam a figura de Malunguinho. Lembrando que o Rei Maluguinho se apresenta como Caboclo, Mestre e Exú.


Ponto de Malunguinho

" Eu firmei meu ponto, sim
No meio da mata, sim
Salve a corôa, sim
Do Rei Malunguinho"

''Sobonirê, sobonirêmafá,
sobonirêmafá, malunguinho sobô
me corra, me corra, me corra malunguinho
mais com as sete encruzilhadas no caminho''






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